Recrutamento & Seleção Headhunter

Anywhere Office e Seus Desafios

Quer trabalhar de qualquer lugar, o anywhere office?

Trabalhar de qualquer lugar, o anywhere office, já era uma realidade para poucos privilegiados, e parecia uma realidade bem remota para muitos. Até mesmo o home office ainda era visto como um tabu em muitas empresas.

A pandemia de covid-19 forçaram as empresas, a rapidamente implementarem ações para que a prática fosse adotada, diante a necessidade de distanciamento social para não disseminação do vírus e muitas continuarão a adotar esta pratica mesmo pós-pandemia.

Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) realizada em abril de 2020, ainda no início das restrições em função da covid-19, 34% das empresas pretendem continuar com o trabalho remoto, para 25% do quadro de colaboradores. 50% das empresas afirmam que a experiência com o home office superaram as expectativas e  44% afirmam que o resultados dos trabalhos mantiveram dentro do esperado. Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), relevam que 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o regime de teletrabalho.

Esta nova modalidade de trabalho, não importa onde as pessoas estejam, o local em si passa a ser uma questão secundária, o profissional precisa de uma boa conexão de internet e energia elétrica, e um espaço físico onde possa desempenhar suas atividades de forma produtiva.

Embora pareça simples há desafios para este “novo normal”, afinal nem toda casa tem uma estrutura adequada para o home office: Vizinhança barulhenta, Cachorro latindo, criançada chorando, conexão de internet instável, mesa ou cadeira inadequada e a dupla jornada de muitos pais, que com as escolas fechadas, se viram obrigados a se dividirem na condução das atividades educacionais dos filhos mais novos, que tem dificuldade em ficar na frente da telinha de estudo.

Vale destacar que apesar de se ter inúmeros benefícios o trabalho remoto, em alguns casos um sentimento de solidão por estar fisicamente distante dos colegas de trabalho, a interação on line apesar de existir não substitui os encontros presencias, a falta de contato físico e interação podem impactar negativamente na saúde emocional de colaboradores.

Outro desafio da modalidade, esta na gestão de equipes, pois o anywhere office supõe-se trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora (anytime work). O fato do colaborador não estar on line, não subtende-se que ele não esta entregando seus resultados, cobra-se a produtividade.

A área de Recursos Humanos e Gestores de empresas tem se adaptado a nova rotina, conduzindo melhor comunicação com o time, alinhamento das expectativas, monitoramento dos prazos e objetivos. Desenvolver a confiança entre os times e gestores se faz necessário, criando-se um relacionamento com maior transparência e respeito que, inconscientemente, gera uma maior satisfação e fidelidade com a empresa. Outra preocupação está na segurança das informações que com a adoção do trabalho remoto, criam-se alertar quanto ao risco de vazamento de dados.

Vale lembrar que nem todos os colaboradores se adaptam e gostam do trabalho 100% remoto. Pensando nesta parcela de colaboradores, muitas empresas já pensam na adoção de políticas flexíveis de tipos de jornadas. Híbridas: trabalho de 1 a 2 vezes por semana de casa. Modulares: trabalho de 1 a 2 meses por ano de casa ou de qualquer lugar. Ou disruptivas:  trabalhando 100% do tempo fora do escritório.

Embora muitas empresas ainda demonstrem receio de perder o controle sobre o time, em adotar o anywhere office, e permitir o anythime work, horário mais flexível, devido o sentimento de insegurança e desconfiança entre empregador e funcionário, as restrições impostas da pandemia da covid-19 tem ajudado neste processo de mudança cultural que veio para ficar.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *