Afinal o que é faz um Headhunter?
Importante entender o papel de um headhunter e como ele pode ajudar em seu processo de recolocação. Ainda se confundem o papel de um headhunter, atribuindo a eles a função de buscarem oportunidades de trabalho, podendo contratar o seus serviços.
Este é um conceito equivocado, uma vez que um Headhunter só trabalha para uma empresa e não para Pessoas Físicas. Respondendo a questão inicial, um Headhunter é um caçador de talentos, um especialista em Recrutamento contratado pelas empresas para buscar as melhores “cabeças” para determinada função dentro da Cia. Ou seja o Headhunter tem um papel ativo e fundamental no processo de recrutamento & seleção.
E como estar na mira dos Headhunters?
Uma trajetória profissional de sucesso é importante dada a competitividade cada vez mais crescente, porém apenas um bom currículo não irá te diferenciar dos demais candidatos.
Sua reputação será colocada a prova nesta fase de recolocação. Sua rede de network profissional, lhe possibilitará ser indicado pelos colegas para as posições em que os Headhunter estejam trabalhando.
Mas como manter o network ativo? A resposta esta na rede social profissional mais utilizada também pelos Headhunters, o Linkedin.
E como se diferenciar dos milhares de profissionais na rede Linkedin?
Mantenha seu perfil atualizado:
Atualize suas movimentações de carreira, entregas e case de sucesso, promoções recebidas, irão movimentar a sua rede, e chamar a atenção de ex-colegas e Headhunter que podem estar acompanhando a sua evolução e lembrar do seu nome para alguma vaga alinhada a sua competência. Lembrar do Linkedin apenas em momento de desemprego é um erro bem frequente.
Foto no perfil:
Insira uma foto em seu perfil e faça uma escolha criteriosa, que transmita uma imagem mais profissional, essa é sempre a melhor estratégia.
Idiomas:
Informações básicas como fluência no idioma Inglês muitas vezes são negligenciadas, ter o perfil em ambos os idiomas se torna interessante principalmente se tiver mobilidade internacional.
Recorra a um profissional especializado para realizar a tradução de seu currículo, especialistas deixarão seu perfil mais atrativo, utilizando uma linguagem mais apropriada para um bom currículo.
Ah não se esqueça do português, se atenha para não cometer erros gramaticais, invista alguns minutos para a revisão gramatical, erros podem acontecer, esteja alerta.
Telefone de contato:
Muito se discute sobre incluir telefones de contatos e e-mail no perfil do Linkedin, mas há como não deixar informações sensíveis como estas, aberta a toda a rede, sua privacidade poderá ser mantida a apenas a sua rede de contatos. Lembre-se de atualizar seus contatos, caso tenha alterado seu numero de celular e consulte sempre sua caixa de mensagem e e-mails, pois uma oportunidade poderá ser perdida. E-mails somente os pessoais, evite usar e-mails da empresa.
Interação:
Mostre-se aberto às trocas na rede, e principalmente aberto a ouvir propostas, não se feche a uma conversa com Headhunters, mesmo que esteja bem na empresa, ouça o que o mercado tem para lhe oferecer.
Rejeitar uma conversa poderá fechar portas para oportunidade futuras, ou até mesmo a chance de ter concorrido a uma posição atrativa para a sua carreira profissional.
Outro aspecto interessante é que poderá acompanhar a tendência e exigências do mercado no quesito qualificações solicitadas. Será um bom termômetro também para medir a sua empregabilidade.
Compartilhe:
Compartilhar conteúdo relevante em sua área de formação, evitando se posicionar em todos os assuntos polêmicos que não estão relacionados a sua área de competência. Não haja com superficialidade, tenha propriedade no assunto e contribua para o enriquecimento e trocas. Linkedin não é Facebook.
Estas são algumas sugestões para manter-se em evidencia no Linkedin e de quebra na mira dos Headhunters.
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