Recrutamento & Seleção Headhunter

Seu Currículo é Competitivo?

Sabe elaborar um Currículo Competitivo?

Quer aprender a elaborar um currículo competitivo e elevar suas chances de ser chamado para as entrevistas. Preste atenção aos passos essenciais para aplicar e corrigir em seu currículo. Você precisa se destacar entre as centenas de currículos, que assim como você, querem concorrer à vaga.

Informações pessoais:

Informações Pessoais devem se restringir a Nome, idade, estado civil, e-mail, pelo menos 02 telefones de contato, um para recado se possível, cidade e bairro em que reside.

Não insira CPF, RG, nome dos pais, essas informações serão coletadas em uma fase mais avançada.

Já neste primeiro tópico, alertamos para se ter um e-mail mais adequado, evitando e-mails com Nicks com adjetivos, apelidos ou personagens de filmes, sendo este o seu caso vale alguns minutinhos para criar uma e-mail mais profissional.

Perfil em redes sociais como facebook, devem ser evitados, mas linkedin é interessante inserir se tiver. E se não tiver já fica a dica de após a reestruturação de seu currículo inserir seu perfil no linkedin, que irá lhe ajudar nesta fase de transição de carreira.

Insira qual o seu objetivo:

Qual o seu Objetivo, Cargo, Função ou área que deseja ocupar. Caso esteja respondendo a uma oportunidade, insira como objetivo, o cargo que estará concorrendo.

Resumo de qualificações:

Faça uma síntese de sua experiência, listando suas principais responsabilidades, funções e qualificações. Inicie sempre com verbo de ação em primeira pessoa, se foi o ator principal daquela atribuição e/ou resultados.

Formação educacional:

No Campo Formação Educacional, insira em ordem do mais recente para o mais antigo seus cursos de graduação, pós-graduação, MBA, entre outros e o período que concluiu ou será concluído.

Idiomas:

Informe o seu grau de fluência nos idiomas que possui, caso não seja o seu caso, esse item deve ser desconsiderado. Importante não mentir, caso não tenha a fluência exigida, fatalmente lhe causará constrangimento desnecessário, pois em alguma etapa ele será checado.

Histórico profissional:

No Histórico Profissional é importante se deverá dedicar maior tempo na elaboração do conteúdo. Faça um levantamento e resgate suas principais realizações em cada uma das empresas em que atuou. Projetos realizados, resultados obtidos, prêmios e promoções recebidas.

Sempre iniciar pela mais recente experiência para a mais antiga. Inclua o nome da empresa que trabalhou ou trabalha ainda, período em que atuou, e caso tenha ocupado outras posições na empresa, discriminar o cargo ocupado e o período em que atuou.

Uma breve descrição da empresa, é interessante informar: indústria multinacional do segmento alimentício.

Para profissionais em posições mais elevadas no organograma informar o porte e faturamento da empresa pode ser relevante. E a parte mais importante é a descrição de suas atividades em cada cargo ocupado, suas principais responsabilidades e resultados alcançados.

Talvez esta seja a parte que muitos negligenciam na hora de estruturar o seu currículo. Quer seja por não terem se preocupados em guardar informações a cerca dos resultados e projetos que tenham conduzidos, e ficaram no esquecimento, ou por não saberem como estruturar estas informações em seu currículo.

Não exagere no conteúdo, se atenha a conteúdo relevantes, para que seu currículo não fique muito extenso, não seja prolixo, objetividade é importante. Tente manter-se em 02 paginas em formato A4, levando em conta que já possui uma experiência mais sênior.

Adote a pratica de enviar seu currículo em formato PDF, se possível. Se estiver buscando seu primeiro emprego informe neste tópico.

Cursos e outras atividades:

Cursos e atividades Extras, desempenhadas fora do contexto empresarial, podem ser inseridas neste tópico. Por exemplo participar de Projetos Sociais, Eventos de Classe, Feiras e congressos relacionada a sua formação.

Caso tenha uma infinidades de cursos realizados, insira apenas os mais importantes para o cargo que desempenha atualmente. Informe o curso, instituição onde realizou e a data

Foto em currículo:

Fotos em Currículo devem ser evitados, somente inclua quando solicitado pelas empresas. Neste caso escolha bem a foto que será colocada, evitando fotos em festas e trajes inapropriados. Caso não tenha uma foto adequada, tire uma foto com aspecto mais natural e simpático, com um fundo neutro e uma iluminação que lhe favoreça.

Recursos gráficos:

Recursos Gráficos devem ser evitados, não enfeite demais com logotipos, bordas, cores diversas, letras em caixa alta e diferentes diagramações, abuse da sobriedade, letras tradicionais como Times New Roman, Arial ou outra que seja de fácil leitura, pois favorecerá a leitura do selecionador. Somente será dado a exceção, se for um designer Gráfico ou atue em posições ligada a arte, onde a criatividade é pré-requisito.

Pretensão Salarial:

Não coloque pretensão salarial, se a informação não for solicitada, pois ela pode assustar ou mesmo causar uma impressão errada

Revise o seu currículo pelo menos 03 vezes, procure por possíveis erros gramaticais, abuse do corretor porém tome cuidado, pois não são infalíveis. Peça ajuda de amigos ou familiares, que tenham o olhar mais crítico, quanto a clareza das informações e revisões ortográficas, pois elas alguns erros podem passar desapercebidas por você.

Lembre-se, embora o tempo que um recrutado leva para analisar um currículo seja de 30 segundos, em média, ele está atento e irá analisar todas as informações mais relevantes neste primeiro filtro, o que lhe favorecerá, se tiver um currículo bem estruturado, com bom layout e qualidade nas informações. A primeira impressão já será positiva e valerá o investimento de tempo e recurso, se for o caso.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *